Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Situação
  • Colaboração com a instituição
  • Programas de Infraestrutura de Pesquisa
  • Colaboração - cidade de origem
  • Programas de Percepção Pública da Ciência
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Programas de Pesquisa direcionados a Aplicações
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
5 resultado(s)
1
Resumo

O aumento na demanda de rede alimentado por aplicativos em tempo real com uso intensivo de dados, como saúde, veículos autônomos e jogos em nuvem, intensificou a necessidade de melhorar o desempenho da rede. No entanto, as redes de produção muitas vezes sofrem com problemas como latência e congestionamento, afetando a experiência do usuário e a qualidade do serviço. Para desenvolver efetivamente novos algoritmos e soluções que atendam aos diversos requisitos de tais aplicações sob condições realistas, é imperativo testá-los em ambientes que se assemelhem muito aos cenários do mundo real. Isso requer o uso de dispositivos reais e a incorporação de registros de comunicação. No entanto, um desafio crucial reside na disponibilidade limitada de vestígios de rede de acesso gratuito para a investigação académica. Essa escassez dificulta a capacidade de compreender as necessidades de diversas aplicações em condições de rede realistas. Neste contexto, propomos aproveitar o poder das redes neurais. Estas redes possuem a notável capacidade de aprender com os rastros de rede existentes e obter insights sobre as características de eventos anômalos, como falhas de link. Este conhecimento pode ser empregado para aumentar os rastros existentes com dados gerados sinteticamente, considerando cuidadosamente as questões de privacidade. Ao utilizar os rastreamentos aumentados com anomalias sintetizadas, podemos, por exemplo, capacitar algoritmos de roteamento projetados para se beneficiar de hardware programável (por exemplo, SmartNICs) e métricas de plano de dados coletadas, abrindo caminho para melhor desempenho de rede e experiência de usuário aprimorada com decisões mais autônomas . (AU)

Resumo

m busca de melhor disseminar o conhecimento científico e tecnológico junto ao público geral, buscando um maior impacto na sociedade dos trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Temático Fapesp intitulado Integrated Photonics, este projeto propõe atuar junto às equipes participantes do projeto, para garantir o aprimoramento da divulgação científica e tecnológica de pesquisas, projetos e eventos realizados pelo Laboratório, ao público em geral. Para isso, será realizada a modulação da linguagem para melhor atender as particularidades discursivas desses perfis e da plataforma utilizada, que será o site institucional do Projeto. A ideia é trazer conteúdo também em português, uma vez que a página já existe, porém a maioria do conteúdo publicado foi escrito em língua inglesa. Além disso, a iniciativa também prevê possíveis produções audiovisuais mais pontuais, que serão também veiculadas nos canais próprios do IPhD.

Resumo

Projetos open-source de impressoras 3D têm evoluído de maneira significativa na atualidade. Pesquisadores e pessoas denominadas "makers" têm feito contribuições ao desenvolvimento dos componentes e da impressora como um todo. A manufatura aditiva (MA), popularmente conhecida como impressão 3D é um conjunto de processos de fabricação baseados na estruturação de camadas sucessivas de material. Impressoras 3D desktop open-source são comumente utilizadas em diferentes linhas de pesquisa. Essas impressoras podem ser modificadas de acordo a aplicação requerida. Dentro desse contexto, o objetivo desse trabalho de pesquisa é planejar, projetar e fabricar o sistema eletrônico de impressoras 3D para deposição de materiais pseudoplásticos, visando aplicações no setor farmacêutico. Para isso será utilizado como base o projeto open-source RepRap. Circuitos eletrônicos open-source poderão ser utilizados ou modificados, além disso, circuitos impressos poderão ser elaborados especificamente para o projeto. Também, busca-se desenvolver instrumentação, principalmente para o controle preciso da deposição. Nesse aspecto, o desenvolvimento de um sistema que inclua uma célula de carga para medição da força durante a deposição é de interesse; um sistema de controle via código-g em tempo real agregaria valor significativo aos cabeçotes de impressão devido a maior qualidade das peças impressas. Em suma, esse projeto estará orientado ao desenvolvimento de uma unidade integrada para o controle eletrônico da impressora 3D.

Resumo

Os materiais semissólidos e termoplásticos têm uma relevância significativa na indústria farmacêutica, atuando frequentemente como excipientes e como base para a produção de medicamentos por impressão 3D. No entanto, imprimir esses materiais apresenta desafios distintos. Na impressão 3D de materiais semissólidos, a complexidade reológica é um obstáculo, sendo necessário considerar o comportamento pseudoplástico para otimizar a deposição do material. Propriedades reológicas adicionais também influenciam a "printabilidade". A impressão de materiais termoplásticos como excipientes enfrenta limitações devido à necessidade de extrusão para formar filamentos contendo o princípio ativo. Nesses casos, impressoras 3D com cabeçotes de extrusão por parafuso são preferenciais. O sucesso da impressão de medicamentos exige um equilíbrio entre hardware, software e material. Este projeto visa formular, caracterizar e testar diversos materiais semissólidos e termoplásticos para uso como excipientes na impressão 3D de medicamentos. Esses materiais serão integrados em várias etapas de validação de impressoras 3D e do software gerador de código-g, permitindo a fabricação de medicamentos com várias morfologias. Além disso, serão desenvolvidos e testados cabeçotes de extrusão com diferentes configurações.

Resumo

A Manufatura Aditiva ou impressão 3D tem revolucionado a forma em que os objetos são fabricados. Diferentes setores de pesquisa e da indústria têm-se beneficiado dessa tecnologia, considerando que seu princípio de funcionamento é versátil e diferentes tecnologias podem ser utilizadas com diferentes materiais. No setor farmacêutico a impressão 3D tem sido inicialmente explorada nos últimos anos. A impressão 3D de medicamentos tem potencial de ser inovadora e disruptiva em relação às técnicas clássicas farmacêuticas, principalmente para a fabricação de medicamentos personalizados. Esta técnica pode revolucionar nos próximos anos os métodos de fabricação de medicamentos e desempenhar um papel fundamental no tratamento de pacientes pediátricos, geriátricos ou com necessidades de medicamentos com características específicas. Por meio dessa tecnologia o controle da dosagem pode ser realizado em função da estruturação do material. Além disso, a possibilidade de fabricar diferentes geometrias permite modificar a liberação do princípio ativo ou a palatabilidade do medicamento. Também é criada a possibilidade de fabricar medicamentos multifármacos. Tudo isso pode melhorar a aderência dos pacientes aos tratamentos. Esse projeto propõe a continuidade de Projeto PIPE Fase 1 previamente executado. No PIPE Fase 2 o objetivo será aumentar gradualmente o grau de maturidade tecnológica dos protótipos de hardware e software desenvolvidos na Fase 1. Na Fase 2, os processos de fabricação e as matérias primas, associado aos componentes eletrônicos e mecânicos, software de controle e interfaces gráficas, entre outros, deverão ser adequadamente projetados, desenvolvidos, aplicados e aprimorados após cada etapa de validação e demonstração da tecnologia. No final do projeto pretende-se que: a versão comercial de impressoras 3D com cabeçotes para extrusão de material e software compilador de código-g, estejam prontos para serem comercializados no beachhead market, o que inclui o setor de pesquisa e farmácias de manipulação. Assim, nossos desenvolvimentos poderão ser utilizados como dispositivos point-of-care para a fabricação de medicamentos. Para isso, o modelo de negócios terá uma evolução continua tendo como objetivo a escalabilidade e crescimento da empresa. (AU)

|
5 resultado(s)
1
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção